domingo, 23 de outubro de 2011

SEKHMET



"" É a Deusa egípcia com cabeça de leão e associada a guerra. Para os egípcios o leão era o predador mais feroz de que tinham conhecimento. Ela era vista como a deusa que protegia o Egito nas batalhas. Na mitologia egípcia, o vento quente do deserto era atribuído a sua respiração.
 Sekhmet era representada como uma leoa ou como uma mulher com cabeça de leoa que vestia trajes vermelhos que alguns estudiosos acreditam estar ligado ao sangue. Na capital de Mênfis, Sekhmet era a esposa de Ptah e mãe de Nefertum. Quando a Tríade de Tebas, formada por Amun, sua esposa Mut e seu filho Khonsu começou a ganhar destaque na região, Mut tornou-se associada a Sekhmet.
Sekhmet também é uma divindade solar, muitas vezes considerada um aspecto das deusas Hathor e de Bastet. Ela carrega o disco solar e o Uraeus, que a associa à Wadjet.
Em uma das mitologias egípcias, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa da desobediência do povo perante os deuses. Sekhmet executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança de sua cor com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. Para manter Sekhmet calma, festivais eram celebrados no final da batalha, de modo que a destruição teria chego ao fim.""
(Autor: Lucas Ferreira)